domingo, 1 de outubro de 2017

PABLO NERUDA: VIDA E SURREALISMO


Texto escrito no dia 26 de setembro de 2017.
Por Salomão Fonseca Gomes


PABLO NERUDA: VIDA E SURREALISMO


Ganhador do prêmio Nobel de literatura no ano de 1971, Pablo Neruda se tornou  um dos poetas mais relevantes do século XX. Homem de muitas facetas,  foi Cônsul  do Chile na Espanha (1934-1938) e também no México.
Uma curiosidade sobre o autor é que ele foi Batizado com o nome de Ricardo Eliécer Neftalí Reyes Basoalto, mas adotou o nome de Pablo Neruda, inspirado no escritor tcheco Jan Neruda.
Seu primeiro livro “Crepusculário” que  foi Publicado em 1923, a obra mostra  uma certa obscuridade e também uma obsessão pela morte.em 1924, o autor publica “Vinte Poemas de Amor e Uma Canção Desesperada”, um livro que tem como temática o amor e outros sentimentos que inquietavam o seu espírito.Também é percebido uma influência  modernista.
De 1933, “Residência en la  Terria” fala de  suas experiências como Cônsul  de Singapura e Malásia  ,revelando o sentimento de angustia e desolação.
Dono de uma linguagem simples, Neruda retratou o amor, mas também uma poesia de engajamento social.  Fez carreira diplomática, em Buenos Aires conhece o poeta Federico Garcia Lorca, em Barcelona teve contato com Rafael Alberti.
 Em 1937, na França, ele escreve “Espanha no Coração” comovido pela guerra na Espanha e também com a morte de García Lorca .  A partir daí, volta ao Chile e se dedica a escrever poemas de cunho  político e social.

Em 1939, Pablo Neruda escreve “Canto Geral do Chile”, uma obra com características  épicas que  retrata  a geografia história do Chile.
 Simpatizantes do comunismo, em 1945, ele declamou um poema em homenagem a Carlos Prestes no Pacaembu, São Paulo. No mesmo ano, ele recebeu o Prêmio Nacional de Literatura.
 Em 1952, lançou  “Os Versos do Capitão” e dois anos mais tarde publica “As Uvas e o Vento”. Em 1965, recebe o título de Doutor Honoris Causa pela Universidade de Oxford.
Neruda morreu de câncer em setembro de 1973, mas a causa de sua morte ainda é ministério, pois alguns defendem a ideia de assassinato, outros defendem que ele teria morrido de tristeza por causa do fim do governo de Alhende.

CARACTERÍSTICAS DO SURREALISMO

Tem seu início na França ano de 1920, é inspirado no dadaísmo e influenciou não só a literatura como a pintura e outras formas de arte. No surrealismo o símbolo que representa uma realidade superior que antes era ignorada; seria um jogo de pensamento, onipotência do sonho.
A linguagem literária ultrapassa a escrita e cria uma realidade imagética com objetivo de valorizar o jogo de metáforas. Para tanto, usa a fantasia e a imaginação   dando um novo sentido da palavra.
A fase Vanguardista de Pablo Neruda é completamente influenciada pelo  surrealismo. Com "residencia en la tierra",  o autor inaugura uma nova estética em seus textos, ele deixa de lado a escrita mais simples e passa a buscar uma escrita mais Esotérica utilizando o jogo de símbolos.
Neste momento, percebemos que a poesia de Neruda  tem um viés  amoroso e também político, sua poesia se volta para o povo. A partir daí, ele entra em contato com a filosofia marxista, ato que influenciou sua obra posteriormente.
É perceptível que o autor combina em sua obra imagens surrealistas e elementos tradicionais da poesia, isso representava a união  entre a tradição e a ruptura de uma estrutura poética. A partir daí, a poesia passa a ser questionada com relação ao seu sentido e função poética.
A poesia surrealista de Pablo Neruda não é a representação imagética de um jogo de símbolos, seu surrealismo é a tentativa de reproduzir, recriar o inconsciente através das palavras. Criando um jogo metafísico, metalinguístico, unindo realidade e subjetividade na mesma estrutura para criar novo conceito de poesia.




Nenhum comentário:

Postar um comentário