Recife, 12 de
setembro 2017
Texto escrito por Salomão
Fonseca Gomes
LITERATURA HISPANO-AMERICANA
PEQUENA
ANÁLISE DE OLIVERIO GIRONDO
Nasceu
em Buenos Aires no dia 17 de agosto de 1891, filho de uma família conceituada
socialmente, isso fez com que lhe permitisse estudar na França e ter acesso ao
movimento cultural existente na Europa.
De
volta à Argentina, terminou seus estudos secundários e formou-se em
Direito. Devido a um acordo com os pais,
não perdeu o contato com a Europa
onde fez amizade com escritores e
artistas europeus. Isso o proporcionou conhecer vários estilos e estéticas
artísticas vigentes naquela época, Girondo entra em contato com o surrealismo
por influência do poeta franco-uruguaio Jules Supervielle
Sua
obra se divide em três fases, este texto, iremos falar um pouco da primeira.
Veinte
poemas para ser leídos en el tranvía (1922), Apresenta
uma característica cosmopolita. Muitos de seus textos parecem crônicas de suas
viagens pelo mundo, alguns têm mar,
navegações como plano de fundo, outros têm uma poeticidade maior mesmo escritos
em prosa.
Sua
obra é predominantemente urbana e mostra o mundo pelos olhos curiosos de quem
vê; Isso é um artifício que pode induzir o leitor a visão do escritor. Alguns
textos são Solares, outros são noturnos, mostrando a imaginação, o que sua
mente enxerga quando as luzes apagam.
Comentando
alguns textos:
NOCTURNO
Um
texto que fala sobre a noite; as janelas, as luzes... e de repente tudo se apaga ! Então escuro, o Sombrio dá asas à nossa
imaginação e revela nossa solidão mostrando o vazio existencial, o medo humano.
O
espaço físico também colabora para criar um jogo de sensações que induz o leitor
a se transportar para o ambiente que está sendo observado. O texto também apresenta uma descrição de
detalhes que proporciona uma melhor construção no clímax da narrativa.
RIO
DE JANEIRO
Em
suas andanças pela Europa e América Latina, Olivério Girondo também escreveu sobre Rio de Janeiro e o Pão
de Açúcar, falando de suas montanhas, os
prédios, o Bondinho que anda nos fios. Um Panorama de cartão postal, uma visão
aérea do Rio de Janeiro.
Em
uma visão histórica de 1920, ele descreve um sol suavizando o asfalto, mostra a
admiração pelas mulheres quando fala de suas nádegas e também fala da Lavagem
das ruas com água de jasmim. Ele também
descreve as árvores, os parques de caminhada, as flores e toda a paisagem
bucólica do Rio de Janeiro. É uma espécie de crônica em louvação a paisagem
carioca!
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