Implicações para o desenvolvimento pleno do
sujeito.
Segundo Libâneo, veículos de comunicação como televisão e internet representam um novo caminho para o acesso a informação. Levantamos as seguintes questões:
Este seria o meio mais eficiente para o acesso ao conhecimento de ensino?
As novas tecnologias suprem as necessidades da
sociedade?
Será que a tecnologia
ensinará os alunos a terem respeito pelo outro?
E levando em conta o ensino tradicional, Qual
será a verdadeiro papel do professor?
Libânio mostra a
necessidade da qualificação profissional do professor. Com a modernização do ensino e a globalização,
o profissional tem a obrigação de se adaptar a uma nova sociedade aonde as
informações também chegam através dos veículos de comunicação. Neste processo
cabe ao professor ser o intermediário entre a informação e a sua
comunidade.
O professor passa a ser um mediador, Libâneo diz: “... um processo formativo abrangendo a totalidade do ser humano, na sua dimensão física, afetiva, cognitiva, não se reduzindo a dimensão econômica.”
O autor deixa claro qual o papel do professor na educação moderna. Em seu texto, ele mostra que ensinar não é meramente passar conteúdo, transmitir verbalmente a definição dos assuntos. O ensino deve ser uma relação de troca entre o professor e o aluno, levando em consideração o conhecimento que o aluno traz sobre os assuntos, ou seja , sempre existirá o respeito, preservando a cultura e o meio social do aluno. Ao professor cabe o papel de facilitar o aprendizado, tornando o método de ensino eficaz e prazeroso.
A escola e os professores acabam tendo que intermediar a relação “comunidade X escola”, tendo como objetivo integrar a família no processo de formação do aprendizado. A escola cria um elo mobilizando pais, alunos e educadores em seus diversos setores para atrair a família para o âmbito escolar; e é através de palestras, jogos, discussões sobre vários temas que há uma troca de informação e esse método se torna bastante eficaz, pois é a partir dele que a educação cumpre o papel de transformador social.
RESPEITO PELA AUTONOMIA
DOS PROFESSORES
O professor tem total autonomia sobre o universo em sala de aula, como um pesquisador que tem a função de transmitir o conhecimento ao aluno, ele deve levar em conta os métodos adquiridos no meio docente ( sistematização, organização pedagógicas dos conteúdos , didática utilizada no ensino) e também observa as questões socioculturais e psicológicas de cada ser; uma vez que ele é o mediador, cabe a ele saber a melhor forma de expor o conteúdo ao aluno.
FUNÇÃO DO DOCENTE
Segundo Freire, na docência há uma reflexão crítica na relação teoria e prática, o autor trabalha a ideia de dependência entre ambas, mostrando que as duas são fundamentais ao desenvolvimento do saber.
Tomando como exemplo a
transitividade do verbo ensinar, o autor esclarece que o ato de ensinar é
também é o ato de aprender; ou seja, existe uma ligação direta entre quem ensina
e quem aprende, é uma troca; pois quem
ensina também aprende e quem aprende também ensina. Levando em consideração essa
teoria, percebendo que ensinar não é só lançar conteúdo para o aluno, vai além de
sistematizar os assuntos, é dar ao aluno uma concepção crítica da sociedade em
que ele faz parte.
Já Libânio esquematizar
a docência da seguinte forma:
I assumir o ensino como mediação: aprendizagem ativa do aluno com ajuda da pedagogia do professor.
Rompe com a prática do
ensino verbalista em que o conteúdo é meramente transmitido ao aluno, e mostra
o professor como um mediador, responsável não só pela sistematização do
conteúdo, também na expansão de uma concepção social. O professor dialoga
como o aluno levando em consideração as experiências do aluno e o seu conhecimento
. Neste modelo, o professor usa seus
conhecimentos pedagógicos para auxiliar o aluno no entendimento de seus
questionamentos.
II Modificar a ideia de uma prática pluridisciplinar para uma escola e uma prática interdisciplinar.
O modelo
pluridisciplinar consiste no estudo das disciplinas isoladas do currículo, é o
moderno padrão que conhecemos. As disciplinas são passadas para nós em uma
concepção fechado onde é dada importância aos conteúdos.
Já na
interdisciplinaridade, as disciplinas são estudadas em conjunto com objetivo de
que uma possa auxiliar a outra para que o conhecimento possa ser levado ao
aluno como um todo e não de modo fragmentado. Outro aspecto importante desse
modelo é que essa perspectiva tem o objetivo de fazer com que o conhecimento
possa ser usado na realidade do dia do aluno.
III Conhecer estratégias de ensinar a pensar, ensinar a aprender a aprende
Está ligada a forma em que o aluno desenvolve
o seu próprio método de construção do conhecimento; o professor dispõe o
conteúdo e o aluno desenvolve a sua maneira de desenvolver conteúdo. Vale salientar que essa perspectiva não
funciona com todos os alunos
IV Persistir no empenho de auxiliar os alunos a buscarem uma perspectiva crítica dos conteúdos
Consiste em ensinar o
aluno a pensar criticamente. A educação
É vista como um caminho que colabora com a construção de um modelo social, os
conteúdos abordados na escola servirão não só como uma forma de aprender a
calcular, a escrever, a decorar datas; mas apoiarão o indivíduo em uma maneira ampla de perceber o mundo.
V Desenvolver um
trabalho de comunicação em sala de aula para explorar o processo de interação
entre professor e aluno. A linguagem não é vista apenas com um meio de
transmitir o conhecimento, mas é uma forma de expressão; sendo assim, envolve
aspectos como emoção, raciocínio lógico e a potencialização das capacidades
cognitivas dos alunos.
VI O docente precisa reconhecer o impacto das novas tecnologias. Trabalhando sempre de forma construtiva as novas tecnologias e associando ao livro didático. É nesta perspectiva que percebemos que o conhecimento não está limitado apenas ao conteúdo explorado em sala de aula.
Existem várias maneiras
de aprender, vários caminhos para construir o conhecimento, os meios de
comunicação (radio, televisão e internet) são um grande apoio ao desenvolvimento
intelectual tanto do educando quanto do educador. Cabe ao professor perceber as evoluções
tecnológicas e encontrar meios de levá-las para sala de aula.
VII Atender a diversidade cultural e respeitar as diferenças no contexto da escola e da sala de aula. Cabe ao professor observar e respeitar a bagagem cultural de cada aluno; sendo assim, o educador deve tentar conciliar o conteúdo exposto em sala de aula com o conhecimento prévio do aluno, respeitando sempre o meio sóciocultural do individuo. Assim podendo identificar a relação existente entre ensino e aprendizado, pois quem ensina aprende e quem aprende ensina.
VIII Investir nas
atualizações científicas, técnicas, e culturais como ingredientes do processo
de formação cotidiana.
Diante dos avanços
tecnológicos e dos meios de comunicação presentes na sociedade, o professor tem
o dever de se manter atualizado, juntar a cultura geral, a especialização
disciplinar e a busca por novos conteúdos. A capacitação vai facilitar para que
ele possa lidar com as diferentes situações, tanto do trabalho quanto social,
colaborando com a construção de novos valores éticos.
IX Integrar no exercício da docência a dimensão afetiva.
É necessário ficar
atento ao meio de convivência dos alunos, algumas vezes o comportamento pode
indicar algum tipo de problema e a aproximação afetiva do professor pode ajudar
em estabelecer uma relação de confiança.
Assim o professor e a escola terão como auxiliar através de conversas, exemplos de vida e apoio
psicológico.
X Desenvolver o comportamento ético e saber orientar os alunos em valores e atitudes em relação à vida, ao ambiente, as relações humanas.
Os professores e a
escola devem ensinar valores que auxiliem na formação dos cidadãos conhecedores
dos seus direitos e deveres. Valores como: respeito e disciplina, tão
essenciais ao nosso cotidiano.
OS PROFESSORES E OS
NOVOS CAMINHOS PARA UMA PRÁTICA PEDAGÓGICA SOCIAL
De acordo com Libâneo, a qualidade social está diretamente ligada à adaptação dos mais diferentes métodos de ensino, tendo em vista que o ser humano e diferente um do outro e cada um tem as suas necessidades, a escola terá que adaptar o conteúdo as necedades e condições de cada grupo de alunos, sempre levando em consideração o meio social dos mesmos.
A inclusão deve ser social e física, as escolas precisam se adaptar às necessidades especiais existentes. Sem falar que o convívio das crianças desde cedo com as diferenças dão a elas humanidade e o respeito pelo outro, trazendo amadurecimento.
As técnicas de inclusão passam por livros, internet, o braile, o uso de meios de comunicação; diversas artes como teatro, cinema, literatura e musica. Com este método, os conteúdos tornam-se mais prazerosos e levam a um melhor aproveitamento da cultura existente nas comunidades.
Os conteúdos devem ser apresentados de modo conjunto, conciliando teoria e pratica, com o objetivo de dar ao aluno uma visão mais ampla. Outra forma de apresentar os conteúdos é a interdisciplinaridade, a troca de conhecimento entre as disciplinas, levantado discussões sobre os temas, mostrando maior ligação entre teoria e pratica, dando aplicabilidade aos conteúdos estudados.
O QUE É EDUCAR?
Para Freire, educar exige rigorosidade metódica: pesquisa, respeito ao educando, corporificação das palavras, aceitação do novo, rejeição de qualquer forma de discriminação. Uma reflexão crítica sobre a prática, o bom senso,a humildade, a alegria, a tolerância e convicção de que a mudança é possível.
De acordo com o autor, no processo de ensino deve ser levado em consideração não só os conteúdos expostos em sala de aula, mas também o meio social em que o aluno vive, pois educar não é só transferir conhecimento; é fazer com que as informações se tornem parte do cotidiano do aluno.
Dentro dessa proposta o professor tem a tarefa de estar sempre antenado, pesquisando, descobrindo novos caminhos para levar a informação ao aluno. O professor deve aliar a metodologia à sistematização apreendida no meio docente com a realidade do cotidiano.
Ao aluno cabe o respeito e a confiança no profissional responsável por compartilhar o conteúdo, porque é através da confiança e do respeito que é criada a relação de aprendizado que consiste na troca de experiências entre o educador e o educando. “Educar é um jogo de troca de moedas, a moeda chamada conhecimento”
O conhecimento por sua vez é mutável e nunca será estático, sempre estará em transformação. Daí vem a necessidade do novo, a aceitação por novas técnicas de aprendizado baseadas nas tendências socioculturais atuais, levando sempre em consideração o material humano.
Ensinar é uma tarefa árdua, que deve ser praticada com responsabilidade, humildade tolerância e alegria, palavra que sempre farão parte da metodologia de qualquer educador.
Por Salomão Fonseca
Referências Bibliográficas:
LIBÂNEO, José Carlos. Adeus professor, adeus
professora?: novas exigências educacionais e profissão docente. São Paulo:
Cortez, 1998. vol. 67.
Freire,
Paulo. (1996). Pedagogia da autonomia: saberes necessários à prática educativa.
São Paulo: Paz e Terra.
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